Santuário da Santa do Deserto, um lugar que reúne beleza, fé e a história do povo da cidade.
O Piauí de Riquezas deste sábado (13) foi desbravar um recanto escondido na zona rural do município de Valença do Piauí, a 187 km de Teresina: o Santuário da Santa do Deserto, um lugar que reúne beleza, fé e a história do povo da cidade.
O santuário fica na localidade Deserto, a cerca de 30 minutos de caminhada da cidade. Para chegar lá, a equipe do programa contou com o historiador Antônio Mambenga, morador e apaixonado por Valença.
O historiador conta que, durante a década de 1920, parte da população de Valença decidiu se esconder na localidade, com medo da passagem da Coluna Prestes pela região. A Coluna foi um movimento político-militar liderado por Luís Carlos Prestes, que percorreu o Brasil entre 1924 e 1927, divulgando a insatisfação do movimento com o governo do presidente Artur Bernades.
Segundo Antônio, na região o movimento era chamado “Revolta Prestes”, e a população tinha medo que a cidade fosse atacada e saqueada pelo grupo. As pessoas ficaram por meses vivendo escondidas em cavernas abertas nas rochas da região. Até os cachorros eram amordaçados para não latir e alertar os homens da Coluna Prestes.
Cavernas e rochas foram utilizados como abrigo pela população de Valença do Piauí durante os anos 1920 — Foto: TV Club
“O medo era tamanho que aqui nasceram várias crianças. Minha avó, Maria Mambenga, deu a luz a uma criança nesse local”, conta o historiador.
Além de história, o caminho até o santuário também revela belezas, como uma formação rochosa de mais de 400 milhões de anos que é apreciada pelos moradores. A pedra foi batizada carinhosamente de Dedo de Deus.
Formação rochosa conhecida como Dedo de Deus, na zona rural de Valença do Piauí — Foto: TV Clube
A caminhada termina em um desses pontos de refúgio, onde encontramos o santuário da Santa do Deserto. O historiador conta que o oratório é dedicado a uma versão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, santa muito querida na região.
O oratório foi construído em 1958, como pagamento pelas graças recebidas em 1925, quando a população se protegia nas cavernas. A partir daí, o lugar se transformou num ponto de devoção dos moradores.
Trilha pela mata revela santuário escondido na zona rural de Valença do Piauí — Foto: TV Clube
Fonte: G1 Piauí 
COMPARTILHAR
Professora: Pedagogia - EDUCARE, Ciências da Religião - IESE, Letras Inglês - UESPI, Pós graduação em: Educação Especial - FAEPI, Educação Infantil - FAEPI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui