O governador Wellington Dias assinou decreto restringindo o funcionamento do comércio, bares shoppings e restaurantes até 21 de fevereiro, devido à pandemia da covid-19.

Marcelo Cardoso/GP1Comandante Lindomar CastilhoComandante Lindomar Castilho
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou uma blitz na noite desta sexta-feira (29) na zona leste de Teresina, a fim de fiscalizar o cumprimento do decreto estadual que restringiu o horário de funcionamento do comércio, de bares e restaurantes, em virtude da pandemia da covid-19. A ação faz parte de uma operação que será deflagrada em todo o estado.
A blitz ocorreu na Avenida Dom Severino, já próximo à Avenida Homero Castelo Branco, região onde funcionam muitos restaurantes e bares e por onde passam muitos veículos. A Vigilância Sanitária e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) também participaram da ação.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, se fez presente na operação e ressaltou a importância de se fiscalizar o cumprimento das normas estabelecidas pelo Governo do Estado.
“Estamos aqui com essa blitz de forma integrada, vários órgãos de estado, aqui está presente a Polícia Militar, Secretaria de Segurança, Sesapi, Vigilância Sanitária, Detran, todos presentes para conscientizar as pessoas da necessidade do momento, que possam colaborar em obediência ao decreto estadual, no cumprimento das regras sanitárias que estão sendo impostas. Pelo momento em que vive o estado é necessária essa abordagem, essa conscientização”, afirmou o coronel ao GP1.
Ainda de acordo com o comandante, nos próximos dias as ações serão intensificadas em todo o estado do Piauí. “Vamos aperfeiçoando ao longo dos dias, vamos atuar sempre para termos a garantia que o estado permaneça sobre controle, não deixando alastrar esse vírus, e para isso é preciso que a gente se envolva, fiscalizando, abordando, é o nosso papel, que começamos hoje e vamos largar só quando terminar a missão”, finalizou.
Decreto estadual
O governador Wellington Dias (PT) assinou no dia 26 de janeiro o novo decreto que restringe os horários de funcionamento do comércio durante o período de Carnaval no Piauí. A medida vigora até o dia 21 de fevereiro e atinge também os shoppings, restaurantes, bares e proíbe a realização de qualquer festividade carnavalesca.
Comércio e shoppings
Com o novo decreto, até o dia 21 de fevereiro o comércio em geral só poderá funcionar até as 17h e os shopping centers do meio-dia às 21h.
Bares e restaurantes
Bares e restaurantes só poderão funcionar até as 23h, ficando proibida a utilização de som ambiente, seja através de música ao vivo, som mecânico ou instrumental. O comércio em geral só poderá funcionar até as 17h e os shopping centers do meio-dia às 21h.
Atividades esportivas e casas de shows
Ficarão suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.
Consumo de bebidas alcoólicas
O decreto estadual também proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos nos dias 30 e 31 de janeiro e nos dias 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de fevereiro.

Marcelo Cardoso/GP1Policiais dando apoio a blitzPoliciais dando apoio a blitz Marcelo Cardoso/GP1Blitz educativaBlitz educativa Marcelo Cardoso/GP1Coronel Rubens PereiraCoronel Rubens Pereira Marcelo Cardoso/GP1Blitz educativa na Dom SeverinoBlitz educativa na Dom Severino Marcelo Cardoso/GP1Barreira sanitáriaBarreira sanitária Marcelo Cardoso/GP1Blitz educativa em TeresinaBlitz educativa em Teresina

FONTE: GP1
COMPARTILHAR
Professora: Pedagogia - EDUCARE, Ciências da Religião - IESE, Letras Inglês - UESPI, Pós graduação em: Educação Especial - FAEPI, Educação Infantil - FAEPI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui