O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (22) o nome do senador eleito Wellington Dias (PT) como futuro ministro do Desenvolvimento Social. O ex-governador do Piauí assumirá a pasta que será a responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família, atual Auxílio Brasil.
Ao fazer o anúncio, Lula chamou Wellington de “melhor índio” e lembrou que o Piauí foi o estado que lhe deu maior votação no país proporcionalmente. “Foi o estado que tive mais votos nessa eleição agora”, disse.
Lula também citou a cidade de Guaribas, berço do programa Fome Zero em 2003, no seu primeiro mandato. “Foi o estado que nós começamos o primeiro combate à fome, na cidade de Guaribas”, lembrou.
O presidente eleito ainda disse que o Ministério do Desenvolvimento Social vai cuidar do combate à fome e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
O Ministério do Desenvolvimento Social é um dos mais disputados do novo governo, sendo inclusive cotado para a indicação de Simone Tebet (MDB), candidata que apoiou Lula no segundo turno das eleições presidenciais.
O anúncio foi feito em Brasília, durante pronunciamento realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil, sede do governo de transição.
Após o início de anúncios feitos por Lula, Wellington Dias chegou a ser um dos mais fortes nomes para a liderança do governo no Senado. Com a ida para o Desenvolvimento Social, a vaga deve ficar com Jaques Wagner (PT-BA).
O senador eleito do Piauí também chegou a ser cotado para o Ministério do Planejamento e do Desenvolvimento Regional, Casa Civil e Economia.
A ida para o Ministério do Desenvolvimento Social contempla um desejo próprio do Diretorio Nacional do PT, que quer um filiado da sigla à frente da pasta, bem como o Piauí que deu expressiva votação ao presidente eleito.
Com a ida de Wellington Dias para o ministério, a vaga no Senado deve ser ocupada pela primeira suplente, Jussara Lima, esposa do deputado federal Júlio César (PSD) e mãe do deputado estadual Georgiano Neto (MDB).
FONTE: cidadeverde.com