Escolas da zona rural de Pimenteiras promovem evento no dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

A luta por acessibilidade, emprego, educação e respeito às diferenças são diárias para as pessoas com deficiência. O  Brasil  tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Em 2019, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade (8,4% dessa população) tinham alguma das deficiências investigadas, e cerca de 8,5 milhões (24,8%) de idosos estavam nessa condição , 24% da população brasileira possui algum tipo de impedimento.

Foto: Clemilton Dias Na imagem alunos segurando cartazes com sinais de LIBRAS
Foto: Clemilton Dias Na imagem alunos segurando cartazes
Foto: Clemilton Dias Na imagem alunos segurando cartazes

Dia 21 de setembro foi instituído como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência a data, oficializada somente em 14 de julho de 2005, através da Lei Federal nº 11.133, é fruto da ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Foto: Clemilton Dias Na imagem Daniela Araújo diretora e alunos da escola Padre Marques
Foto: Clemilton Dias

 

Comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os Estados, esse dia serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar a sensibilização por inclusão social.

Em Pimenteiras foi realizada uma série de atividades, que incluía a zona urbana e rural. A ideia de se realizar as atividades foi sugerida por Joana Darc ativista da causa e Coordenadora da Família da Apae de Pimenteiras.

A Coordenação Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência que repassou a ideia à secretária da educação Ana Cleide Galdino Loiola que orientou os diretores de escola para trabalhar o tema.

A ideia obteve apoio da prefeita Lúcia Lacerda que se fez presente em ato realizado no povoado Mestiço, zona rural de Pimenteiras, e também dos diretores de escola e professores que mobilizaram seus alunos para participar do evento.

Foram convidados para uma mesa de honra José Carvalho Presidente do COMUDE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), e coordenador CEMID (Coordenação Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência) , Ana Cleide Galdino Loiola ( Secretária de Educação de Pimenteiras) Lúcia Lacerda ( Prefeita de Pimenteiras- Pi) Daniela Araújo ( Diretora do Núcleo 03) Francisca Maria ( Diretora de escola do Baixio) Jovita Leite ( Diretora da escola do Mestiço) Francisca Laiane Leite Santos (  Representando Iraneide Alves do Nascimento, Diretora da Escola da Tapera)

Foto: Clemilton Dias Na imagem José Carvalho Presidente do COMUDE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), e coordenador CEMID (Coordenação Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência) , Ana Cleide Galdino Loiola ( Secretária de Educação de Pimenteiras) Lúcia Lacerda ( Prefeita de Pimenteiras- Pi) Daniela Araújo ( Diretora do Núcleo 03) Francisca Maria ( Diretora de escola do Baixio) Jovita Leite ( Diretora da escola do Mestiço)

A PROGRAMAÇÃO:

  • Caminhada do portal do povoado Mestiço até a quadra de esporte ( Comunidade escolar núcleos 01 e 03)
  • Dinâmica com alunos simulando e as diferentes deficiências ( Alunos)
  • Exposição de cartazes com frases e dicas de convivência com os PCDs ( Alunos )
  • Apresentação dos alunos do programa educação musical. (Jackson)
  • Apresentação dos alunos e professores do curso de LIBRAS. (Francisca, Antônia Maria e Deine)
  • Palestra sobre a trajetória da luta pela inclusão das pessoas com deficiência. ( Joana Darc)
Foto: Joana Darc Na imagem Joana Darc e seu filho Daniel Justino
Foto: Joana Darc Na Imagem José Carvalho, Joana Darc e Daniel Justino

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui