Os moradores das comunidades Campos, Curralinho e Lagoa das Caraíbas foram surpreendidos por uma grande nuvem de fumaça que surgiu na tarde de ontem 26 de agosto, por volta de meio dia.
Segundo alguns moradores o fogo teria iniciado nas proximidades da Fazenda Canela de Velho indo descendo em direção à fazenda Fortaleza.
Ainda na noite do dia 26(quinta feira) o Fazendeiro Nidó Lima Verde Santos juntamente com outras pessoas da comunidade se dirigiram para o local na tentativa de apagar o fogo, foram por volta das 7 horas da noite e ficaram no local até umas 2 horas da manhã aproximadamente.
Em entrevista ao pimenteiras.com o morador Walmon do Gado que foi ajudar no combate ao fogo informou que a equipe conseguiu apagar uma parte do fogo, mas não por completo.
Uma boa parte foi apagada uma parte da estrada de um lado mas a outra conseguimos não, mas foi apagado bastante fogo.( Walmon do gado)
O professor e também agropecuarista Nizevaldes Lima Verde Santos ( um dos proprietários da Fazenda Fortaleza) nos informou que usaram maquinários da fazenda Fortaleza, no combate ao fogo, um trator foi usado para abrir estrada para ajudar no combate ao fogo.
Atualmente o foco principal do incêndio se concentra em uma área de preservação, conhecida como reserva Legal, da Fazenda, um local onde eles não usam para nenhuma das atividades da fazenda, é uma área que estava preservada e que infelizmente poderá ser destruída pelo fogo.
Populares pedem que as autoridades locais tomem providências no intuito de ajudar, no combate ao incêndio, seja enviando pessoas e ou equipamentos que possam auxiliar no combate, seja acionando os órgãos competentes para ajudar no combate ao incêndio. Ao mesmo tempo que convoca aqueles que são defensores da natureza, que se voluntariem para ajudar da forma que puderem, para evitar maiores prejuízos ambientais e também materiais.
Devido às condições climáticas, essa região que faz parte do semi-árido nordestino, fica propensa à incêndios que podem ser provocados de formas diversas, seja de forma natural ou criminosa, de qualquer forma esses incêndios precisam ser combatidos e evitados.
FONTE: PIMENTEIRAS.COM