Quando o governo no discurso fala que combate o racismo priorizando uma raça em detrimento das demais, de fato não há combate e sim uma institucionalização do racismo. Nenhuma raça (etnia) é superior a outra. Nenhuma pessoa branca hoje deve sofrer qualquer tipo de punição, (perder vaga na faculdade por exemplo) pelos crimes racistas que seus antepassados cometeram, nenhuma pessoa negra hoje deve ser simplesmente exaltada pelo fato de seus antepassados terem sofrido por crime de racismo. Vamos se adequar ao nosso tempo, se a pessoa comete racismo hoje que que seja punida hoje, se você é vítima de racismo hoje busque por Justiça Hoje.
Essa narrativa de reparações históricas nada mais é do que cortina de fumaça para fazer com que as pessoas se dividam mais ainda colocando o famoso nós contra eles. Quando você cria o dia da consciência negra automaticamente você exclui os outros, dando a entender que somente negro sofre racismo, como negro posso afirmar não é isso. Sofremos racismo e conheço pessoas brancas que sofreram racismo, vi pessoas brancas em campo de futebol sendo chamadas de ” branca de neve”, mosca no leite”, etc. A verdade é que quase todas os povos em algum momento sofreram racismo foram perseguidas, prejudicadas ou xingadas, por causa da sua raça(etnia) , (negros, caucasianos, judeus, povos nativos, etc) uns mais e outros menos , mas sofreram. Para ser justo não deveríamos criar o dia da consciência negra. Mas o dia da consciência humana para que todos nós saibamos que somos seres humanos e todos têm o mesmo direito de serem respeitados.
A verdade é que só existe uma raça a humana subdividida em etnias espalhadas pelo mundo que biologicamente seus corpos evoluíram se adequando às condições geográficas existentes. Isso é CIÊNCIA independente de da convicção ideológica o negro tem mais melanina porque originalmente é de região em que o sol é mais forte. Nas regiões frias os povos originalmente tem a pele clara. Isso não faz nenhum de nós pior ou melhor que o outro. Se hoje podemos conviver com etnias diferentes em uma mesma região devemos compreender que SOMOS TODOS SERES HUMANOS e todos merecem respeito às suas diferenças de cor, opção sexual, ideologia partidária e credo.
Clemilton de Sousa Dias
Professor de História.