30.9 C
Pimenteiras
sexta-feira, maio 9, 2025

Polícia identificou dono de animal que causou acidente na PI 120

A Polícia Civil, através da Delegacia Seccional de Valença-Pl, conseguiu identificar o dono do boi que invadiu a pista da PI 120 e causou um acidente de trânsito. A vítima registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Valença/PI, relatando lesão corporal e danos ao seu veículo no valor de R$ 15.000 após colidir com o animal nas proximidades do Assentamento São João Batista.
Apesar do boi não ter identificação do proprietário, os policiais realizaram diligências e conseguiram identificar o responsável. Num primeiro momento ele negou ser o dono, mas
após as evidências demonstradas a ele, o mesmo acabou admitindo ser dono do animal e assumiu a responsabilidade sobre os fatos. É importante lembrar que de acordo com o Código Civil, o dono ou detentor de um animal é responsável pelos danos causados por ele na esfera cível e na criminal ele poderá responder por lesão corporal culposa ou ainda homicídio culposo.

No Brasil, a responsabilidade do dono por acidentes causados por seus animais está prevista no Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002). O artigo que trata do tema é o Art. 936, que diz:

> “O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.”

Isso significa que o proprietário ou responsável pelo animal é objetivamente responsável pelos danos que ele causar a terceiros. Ou seja, não é necessário provar culpa ou negligência do dono para que ele seja responsabilizado, exceto se ele demonstrar que o acidente ocorreu por culpa exclusiva da vítima ou por força maior (um evento inevitável e imprevisível).

 

Fonte : POLICIA CIVIL DE VALENÇA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

MAIS VISTAS DA SEMANA

PUBLICIDADE