Arthur Lira e Rodrigo Pacheco ambos apoiados pelo governo Federal ganham eleição na Câmara e no Senado

0
Foto: Ana Volpe/Senado Federal

Rodrigo Pacheco( DEM – MG) é eleito presidente do Senado, e Arthur Lira ( PP-AL) é eleito presidente da Câmara dos Deputados.

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito em primeiro turno nesta segunda-feira (1º), em votação secreta, presidente do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos.
Pacheco recebeu 57 votos e Simone Tebet (MDB-MS), 21. Os dois foram os únicos que restaram na disputa após Lasier Martins (Pode-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) terem desistido em favor de Tebet.

A candidatura de Pacheco contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de dez partidos, entre os quais siglas de oposição, como PT, Rede e PDT.
O resultado da eleição no Senado, anunciado pouco antes das 19h, foi o seguinte:

  • Rodrigo Pacheco (DEM-MG): 57 votos
  • Simone Tebet (MDB-MS): 21 votos.

Dos 81 parlamentares, três não votaram — Chico Rodrigues (DEM-RR), licenciado do mandato; e Jacques Wagner (PT-BA) e Jarbas Vasconcellos (MDB-PE), por razões médicas.

Ao longo de 2021 e 2022, o novo presidente do Senado vai ter de encarar uma série de desafios. Entre as missões elencadas por líderes partidários, estão:

  • A busca pela independência do Senado;
  • A análise das reformas tributária e administrativa;
  • O empenho em medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, como a assistência financeira a famílias atingidas pelos reflexos do coronavírus na economia.
Arthur Lira Imagem Cleia Viana Câmara dos Deputados

Arthur Lira foi eleito com o apoio de 11 partidos: PP, PL, PSD, Republicanos, Avante, PROS, Patriota, PSC, PTB, PSL e Podemos.

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Lira recebeu 302 votos, contra 145 de seu principal concorrente, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), lançado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), então presidente da Casa. Votaram 505 dos 513 deputados.

  • Arthur Lira  302 votos
  • Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos.
  • Fábio Ramalho (MDB-MG), com 21 votos;
  • Luiza Erundina (Psol-SP), com 16 votos;
  • Marcel van Hattem (Novo-RS), com 13 votos;
  • André Janones (Avante-MG), com 3 votos;
  • Kim Kataguiri (DEM-SP), com 2 votos;
  • General Peternelli (PSL-SP), com 1 voto.
  • 2 votos em branco

No ano passado, foi um dos articuladores da aproximação do Planalto com o Centrão, que virou base aliada do Executivo na Câmara. Apesar de hoje estar alinhado a Bolsonaro, nem sempre foi assim.

Sobre pautar matérias específicas para ser votadas no plenário da Câmara.

“Muito embora, por tradição, seja o presidente que leve as pautas ao plenário, para que seja construída com democracia, com soberania e diálogo, elas devem passar antes pela aprovação do colégio de líderes. Não cabe a mim, se eleito, fazer a pauta do Brasil ao meu gosto, como fez o presidente atual. Qualquer projeto, seja de direita, de centro, de esquerda, seja econômico ou social, que estiver amadurecido na sociedade brasileira e que contar com a maioria da aprovação no colégio de líderes, será pautado automaticamente, e o resultado será democraticamente resolvido no plenário. O papel do presidente é estar ao centro do plenário, olhando para os dois lados e conduzindo com absoluta isenção os trabalhos legislativos.”( Arthur lira)

Fonte: G1 POLÍTICA com informações de  Agência Câmara de Notícias

 

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!