35.6 C
Pimenteiras
sexta-feira, maio 9, 2025

GUERRA RÚSSIA X UCRÂNIA: O Brasil votou a favor da resolução contra à Rússia na ONU

GUERRA RÚSSIA X UCRÂNIA: Brasil e 10 países votaram a favor da resolução contra à Rússia na ONU . Com veto da própria Rússia, resolução não avança; texto deve ir à Assembleia Geral das Nações Unidas

Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o conflito Rússia-Ucrânia
Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o conflito Rússia-Ucrânia
Foto: REUTERS/Carlo Allegri

Nesta sexta-feira (25), o Conselho de Segurança da ONU atraiu os olhares do mundo ao se reunir, na sede das Nações Unidas em Nova York, para discutir o conflito entre Rússia e Ucrânia. Uma resolução que condena a invasão russa e pede a retirada imediata das tropas foi apresentada e votada pelos membros do Conselho.

Dos 15 membros, 11 votaram a favor da medida, três se abstiveram e um votou contra. O voto contrário foi justamente da Rússia que, por ser integrante permanente do Conselho de Segurança, tem direito a veto. Dessa forma, a resolução foi vetada e não conseguiu ser aprovada na reunião.

Agora, a expectativa é para que o projeto seja analisado na Assembleia-Geral das Nações Unidas, que conta com 193 membros. Na reunião desta sexta, o Brasil declarou voto favorável ao projeto crítico à Rússia. Veja como votou cada país:

  • A favor: Albânia, Brasil, Estados Unidos, França, Gabão, Gana, Irlanda, México, Noruega, Quênia e Reino Unido;
  • Contra: Rússia;
  • Abstenções: China, Emirados Árabes Unidos e Índia;

O Conselho de Segurança é um órgão da ONU criado para preservar a paz e a manutenção do sistema de segurança internacional. O colegiado é composto por cinco membros permanentes (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) que possuem poder de veto e outros dez integrantes alternados que são eleitos para mandatos de dois anos.

A resolução votada nesta sexta pedia que a Rússia retirasse imediatamente suas forças militares do território ucraniano, deixasse de reconhecer como independentes as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk e acabasse imediatamente com o uso da força.

Brasil defende o “fim das hostilidades”

Na primeira manifestação oficial do Brasil condenando a invasão russa à Ucrânia, o embaixador Ronaldo Costa Filho criticou a “gravidade da situação”. “Renovamos nosso apelo pela cessação total das hostilidades, pela retirada das tropas e pela retomada imediata do diálogo diplomático”, afirmou o representante brasileiro.

O Itamaraty considerou na reunião do Conselho que “uma linha foi cruzada” e expressou:

“preocupação com a decisão russa de enviar tropas em operações militares em terra, causando perda de vida e perigo à população ucraniana”.

“As preocupações de segurança manifestadas pela Federação Russa nos últimos anos, particularmente em relação ao equilíbrio estratégico na Europa, não dão à Rússia o direito de ameaçar a integridade territorial e a soberania de outro Estado”, disse o embaixador brasileiro.

FONTE: CNN BRASIL

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

MAIS VISTAS DA SEMANA

PUBLICIDADE