30.9 C
Pimenteiras
sexta-feira, maio 9, 2025

Começa a vacinação contra Covid-19 para pessoas com deficiências, comorbidades, gestantes e puérperas em Pimenteiras

Nessa quarta(19) terá início uma nova etapa na imunização contra a Covid-19 para a população pimenteirense. Segundo a Coordenadora de Imunização do município, Mayara Stefanni, a última remessa recebida pela Secretaria de Saúde seguirá a ordem da NOTA TÉCNICA Nº 02/2021-CÂMARA TÉCNICA VACINAS – CIB que orienta os municípios na condução da Campanha de Vacinação contra o Covid-19 para os grupos prioritários: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, gestantes e puérperas.
Ordem de atendimento conforme disponibilidade de vacinas
Pessoas com síndrome de Down, a partir de 18 anos de idade, independente da faixa etária, segundo Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra Covid-19, 3ª edição;
As demais comorbidades seguirão a ordem de prioridades conforme as faixas
etárias abaixo:
– Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
– Pessoas com comorbidades de 50 a 54 anos;
– Pessoas com comorbidades de 45 a 49 anos;
– Pessoas com comorbidades de 40 a 44 anos;
– Pessoas com comorbidades de 30 a 39 anos;
– Pessoas com comorbidades de 18 a 29 anos.
– Pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), a partir de 18 anos de idade, independente da faixa etária;
– Pessoas com paralisia cerebral, a partir de 18 anos de idade, independente
da faixa etária;
– Pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos;
– Pessoas com deficiência permanente de 50 a 54 anos;
– Pessoas com deficiência permanente de 45 a 49 anos;
– Pessoas com deficiência permanente de 40 a 44 anos;
– Pessoas com deficiência permanente de 30 a 39 anos;
– Pessoas com deficiência permanente de 18 a 29 anos;
Gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos de idade, independente da faixa etária;
-Gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes, a partir de 18 anos de idade;
Vale lembrar que mesmo seguindo a orientação da SESAPI, o munícipio tem seu próprio cronograma de acordo com a quantidade de doses disponível.
Veja a nota divulgada pela Secretaria de Saúde para essa quarta-feira:

A Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Imunização informa que a terceira etapa da campanha contra a COVID-19 inicia nesta quarta-feira, 19/05/2021.
Os públicos a serem vacinados serão os discriminados abaixo dentro da faixa etária de 50 a 59 anos de pessoas cadastradas na Equipe do Ambulatório e da Vila Nova. Posteriormente informamos a programação da zona rural.

✅ Diabéticos
✅ Pessoas com deficiência (de 50 a 59 anos)
✅ Obesos
✅ Renal crônico
✅ Síndrome de Down (a partir de 18 anos)
✅ Autismo (a partir de 18 anos)

Você precisa trazer comprovação da comorbidade na qual você se encaixa.
Receitas médica que comprove tratamento e atestado médico servem.
Se você é deficiente pode solicitar no Cras comprovação de recebimento de benefício BPC mostrando o tipo de deficiência que possui.

* Local da vacina: Escola Conceição Lustosa
* Horário:
Mulheres – às 7:30
Homens – às 14

Levar CPF e xerox de comprovação de comorbidade (será retida junto a ficha do vacinado) para fins de comprovação no sistema da vacina.

De acordo com o Vacinômetro do Painel Covid-19 / Piauí  cerca de 15% da população de Pimenteiras já recebeu a primeira dose e 8,2% recebeu a segunda dose. Entre os vacinados estão os idosos a partir 65 anos e todos os trabalhadores da saúde, inclusive os atendentes de farmácia, agentes funerários, motoristas e auxiliares de serviços gerais que trabalham na saúde. Confira a lista completa aqui.
A coordenadora relata a dificuldade na realização da campanha: “É uma campanha nominal, a gente tem que pegar nome completo, CPF e agora documentos que comprovem a comorbidade ou a deficiência para anexar. Também tem a questão dos frascos quando abertos, o tempo de validade, exemplo, se for um frasco do Butantan vale por oito horas depois de aberto e contém dez doses, então temos que programar direitinho a quantidade de pessoas a serem vacinadas pra gente não perder doses e as vezes as pessoas não entendem, acha que é só chegar e receber a vacina. Já outros perdem o dia marcado por algum motivo e chegam depois querendo ser vacinados imediatamente.”
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

MAIS VISTAS DA SEMANA

PUBLICIDADE