Ministério da Educação viabiliza 28 mil novas vagas de cursos técnicos

0
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Foi publicada uma  portaria que divulgou o resultado parcial do pedido de autorização de cursos ofertados pelas Instituições Privadas de Ensino Superior

Foto; Divulgação da página do MEC no facebook.
Na sexta-feira (22), o Ministério da Educação publicou a autorização de 42 cursos técnicos de nível médio distintos a serem ofertados pelas Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES), viabilizando um total de 28.322 novas vagas. Foram autorizados cursos de 64 instituições, que agora possuem permissão para o funcionamento pelo período de 3 anos. A Portaria nº 28, de 21 de janeiro de 2021, também define que as IPES terão o prazo de 12 meses para iniciarem a oferta dos cursos, na modalidade presencial e a distância, contados da data da publicação desse ato normativo. Esse é o resultado parcial dos pedidos de autorização de funcionamento de cursos encaminhados pelas instituições no período de 1º de julho a 31 de agosto de 2020.
A oferta dos cursos técnicos na modalidade de educação a distância deve ter as atividades presenciais obrigatórias desenvolvidas no próprio local de oferta autorizado, conforme previsto no plano de curso apresentado pelas IPES. A secretária de Educação Profissional e Tecnológica substituta do MEC, Marilza Machado Gomes Regattieri, explica que essa autorização contribui para ampliar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). “A Setec tem trabalhado de forma ágil para analisar os pedidos de autorização de cursos, com vistas a elevação do número de matrículas em cursos técnicos e também para a ampliação da inserção socioprodutiva dos jovens e trabalhadores”, afirmou.
O resultado também será disponibilizado no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), onde as instituições poderão consultar e acompanhar a situação do seus pedidos de autorização. A previsão é de que a Setec disponibilize até a primeira semana de março o resultado dos pedidos ainda em análise.

Edição: Clemilton Dias

Fonte: GOV.BR/MEC através da Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SETEC.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!